terça-feira, abril 14, 2015

Segundo Bolo de Anos do João - Bolo de Sumol Recheado com Ovos Moles




Para a festa de anos do meu filhote, foi ele quem escolheu o que queria no bolo. Queria aquele bolo que eu já tinha usado para brincarmos com a pasta de açúcar - um que vim a descobrir ainda não ter posto aqui. E depois queria chocolate, igual ao que tinha feito para o dia.

Quem pode resistir a um pedido destes?

Ingredientes
* 3 chávenas de açúcar
* 6 ovos
* 1 chávena de óleo
* 200 ml sumol ananás
* 3 chávenas de farinha
* Ovos moles
* 250 ml leite frio
* 1 saqueta mousse instantânea
* Natas batidas em chantilly
* Pérolas e missangas coloridas para enfeitar

Liguei  o forno a 180º C; untei duas formas rectangulares com manteiga e polvilhei com farinha (a massa do bolo é muito grande pelo que dá perfeitamente para dividir, não é preciso duplicar a receita).

Bati os ovos inteiros com o açúcar até borbulhar (mais ou menos cinco minutos), juntei o óleo e voltei a bater. Adicionei o sumol e voltei a bater; adicionei a farinha peneirada e envolvi sem bater. Dividi a massa pelas duas formas (fica uma massa líquida mas é mesmo assim).

Enquanto foi ao forno, preparei a mousse após o que a reservei no frio, para ganhar consistência.

Depois do bolo cozido, desenformei-o e deixei arrefecer totalmente. Barrei o interior com ovos moles e cobri com a mousse. Enfeitei com beijinhos de chantilly (tinha-me sobrado chantilly de umas das sobremesas que fiz para a festa, pelo que aproveitei). Cada beijinho de chantilly foi coroado com uma pérola.

Não tenho nenhuma foto do interior, o que é uma pena. O bolo em si estava delicioso, muito macio e fofo.

Não sei já de onde tirei esta receita, mas entretanto já a vi em vários blogs.

Entretanto, com a quantidade de ovos moles que fiz para a festa, ainda tenho claras congeladas um pouco por todo o congelador. E esta hein?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!