terça-feira, dezembro 10, 2013

Tajine de Frango e Laranja




Esta receita foi adaptada de uma "Teleculinárias" e fiquei curiosa porque não sabia o que era uma tajine, a que sabia ou sequer se era o nome do prato ou do recipiente onde a comida era confeccionada.

Afinal é um misto: da mesma forma que nós temos a nossa cataplana, os árabes têm a tajine, uma panela de barro onde cozinham diversos tipos de carne, a saber: mqualli (frango e citrinos, que foi o caso), kefta (almôndegas e tomate) e mrouzia (borrego, passas e amêndoas). Os ocidentais, como não podia deixar de ser, "ocidentalizaram" o prato e apresentam algumas versões temperadas de forma diferente.

(Info retirada da wikipédia)

Ora bem, não faço ideia se esta tajine é tipicamente árabe ou se tem "colher" ocidental. Sei que ficou uma delícia e que é sem dúvida um prato a repetir.

Ingredientes
* 1 frango partido para guisar com pele
* 1 cebola
* 1 ovo
* 1 dl óleo
* 2 colheres de sopa de pão ralado
* 1 colher de sopa de açafrão
* 1/2 colher de café de canela em pó
* Sumo de 1 limão
* Salsa
* Sal e pimenta q.b.

Coze-se o frango partido aos pedaços durante 30 minutos em água temperada de sal. Reserva-se a água da cozedura e deixa-se arrefecer. Descasca-se e parte-se a cebola (eu passei com a varinha mágica porque o marido não gosta de encontrar pedaços de cebola na comida), junta-se a salsa picada, o pão ralado, o ovo batido e a canela, tempera-se com sal e pimenta e mistura-se muito bem. Barra-se o frango com esta mistura (pus o frango num alguidar e envolvi com as mãos).

Leva-se ao lume um tacho com óleo, açafrão, sumo da laranja e 3 dl da água de cozer o frango e deixa-se ferver. Junta-se o frango e deixa-se cozinhar durante mais 30 minutos em lume brando, mexendo de vez em quando.

Servi com arroz branco e ficou uma delícia! :)

Aqui ainda no tacho:


2 comentários:

  1. Esse sabor cítrico deve ser mesmo bom...
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar
  2. ADORO estes temperos. Simplesmente adoro! Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!