quarta-feira, outubro 23, 2013

Francesinha à Moda da Ratolinha




Já aqui tinha colocado uma receita de francesinha, e na altura a querida Ratolinha disse-me: "Hás-de experimentar um dia a minha receita".

E eu sou bem mandada lol. E sabes que mais, Ratolinha? Só peca por tardia, porque a receita é muito boa.

Ingredientes
* 1 cebola pequena
* 1 dente de alho
* Azeite
* 1 folha de louro
* Sal, piri-piri, knorr de carne
* 5 colheres de sopa de polpa de tomate
* cerveja 33 cl
* 3 colheres de sopa vinho do porto
* 2 colheres de sopa de whisky
* 1 colher de sopa de molho inglês (pus molho de soja)
* 1 colher de sopa de vinho branco
* Farinha maisena
* 4 fatias de pão de forma
* 2 bifes
* 2 salsichas frescas
* 8 fatias de queijo fatiado
* 2 fatias de fiambre
* 2 fatias de mortadela com bacon (não tinha, pus paio)
* 2 ovos

Refoga-se em azeite o alho, a cebola e o louro, depois de ferver junta-se o vinho branco e a cerveja e deixa-se levantar fervura. Adiciona-se a polpa de tomate e o knorr de carne (não juntei sal).

Adicionei o molho inglês, o whisky e o vinho do porto, após o que temperei de piri-piri.

Dissolvi a farinha maisena num pouco de água e misturei com o molho, até engrossar. Tirei o louro e triturei tudo com a varinha mágica.

À medida que ia fazendo o molho, temperei as carnes com sal e grelhei.

Num prato fundo, coloquei:

* 1 fatia de pão
* 1 fatia de queijo
* 1 fatia de paio
* 1 bife
* 1 salsicha
* 1 linguiça
* 1 fatia de queijo
* 1 ovo estrelado
* 1 fatia de pão
* 2 fatias de queijo

Foi ao forno a derreter. E ficou uma maravilha! Obrigado, Ratolinha!

6 comentários:

  1. Olá Katy!
    Ficou com um aspecto bem guloso!
    Ainda bem que gostaste. Até à data quem a prova fica fã.
    Nem sabes como as tuas palavras me deixam feliz, acredita!
    Fico muito contente por teres gostado.
    Por acaso já não faço há bastante tempo.
    Ah... e não tens que agradecer.
    beijinhos e fica bem.

    ResponderEliminar
  2. Olá novamente, é só para dizer que partilhei a tua francesinha no meu facebook. Espero que não te importes. bjinhos
    https://www.facebook.com/maria.lobo.9210

    ResponderEliminar
  3. Que francesinha tão apetitosa! Eu cheia de desejos de comer francesinha e chego aqui e vejo isto :)
    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  4. Ratolinha não me importo nada da partilha! É uma delícia! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. ela esta com um aspecto de 5* deu agua na boca bjs bs

    ResponderEliminar
  6. Adoro mas, só como 1 ou 2 vezes por ano... LOL
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!