sexta-feira, abril 19, 2013

Semi-Frio de Caramelo





Isto uma pessoa quando está em casa tem de se entreter... Entre passar uma pilha de roupa a ferro e fazer uma sobremesa para o jantarito.... adivinhem lá o que escolhi!!

A receita original veio daqui mas fiz uma pequena alteração:

Ingredientes
* 4 dl natas
* 1 lata leite condensado
* 5 folhas de gelatina
* 3 dl leite
* 1 pacote bolacha maria
* Caramelo líquida a gosto
* Café forte

Amoleci a gelatina em água fria, após o que a derreti no leite no microondas. Numa forma de fundo amovível coloquei caramelo (pus a olho).

Bati as natas até ficarem altas e fofas, após o que juntei o leite condensado e misturei. Juntei o leite, que já tinha a gelatina derretida, e voltei a mexer (usei a vara de arames porque o creme parecia querer "talhar", e ficou óptimo). Juntei ainda um pouco de caramelo (mais uma vez, a olho).

Pus metade do creme na forma, e dispus as bolachas maria molhadas em café bem forte no meio, fiz duas camadas; depois juntei o creme restante e foi ao frio (mais ou menos seis horas) até à hora de jantar.

Na altura de desenformar, passei com uma faca à volta do aro e pus um prato, voltando a forma ao contrário (ficou o fundo amovível para cima). Depois foi só servir e ouvir as exclamações do garoto: "É bom, mãe!" =)

(Se alguém perguntar por mim, estou ali para os lados da tábua de engomar...)

2 comentários:

  1. Adoro! Ficou perfeito! Excelente sugestão!

    Beijinhos e bom fim de semana;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  2. Adoro semifrios! São deliciosos e o teu tem muito bom aspecto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!