sábado, março 02, 2013

Bolo de Limão e Chocolate




Lá passou mais um aninho, e gostava de dizer que estou mais madura, mais sensata... mas seria uma rematada mentira! Quanto muito, estou ensonada porque tenho um despertador que toca para comer de 3 em 3 horas lololol.

A minha princesinha já vai fazer 1 mesinho, e parece que foi ontem que nasceu. Para onde foi o tempo??

Este foi o bolo que escolhi fazer para festejar o meu aniversário. A receita saiu integralmente d'O Cantinho da Marta, quer a do bolo, quer a do creme.

Infelizmente, o meu jeito para decoração não pode ser equiparada ao da Marta, mas penso que dentro de umas quantas reencarnações, chego lá ehehehehe.

Fiz algumas adaptações aos ingredientes e às quantidades, por isso vou colocar aqui como fiz.

Ingredientes
-> Bolo de Limão
* Raspa de um limão
* 4 ovos
* 150 grs farinha
* 150 grs farinha
* 1 colher de chá de fermento
* 0,5 dl de leite
-> Bolo de chocolate
* 4 ovos
* 150 grs açúcar
* 100 grs farinha
* 50 grs chocolate em pó (usei achocolatado do Pingo Doce)
* 0,5 dl leite
* 1 colher de chá de fermento
-> Creme
* 6 gemas
* 7,5 dl leite
* 60 grs farinha custard
* 165 grs açúcar
* 2 cascas de limão (era pequenino)
* 1 pau de canela
-> Chantilly
* 4 dl natas
* Açúcar

Bolo
Para o primeiro bolo (limão), aqueci o forno a 180º, untei a forma de 20x35 (comprei especialmente para fazer este bolo!!), e forrei com papel vegetal, untado e polvilhado. Peneirei a farinha com o fermento e reservei. Bati as gemas com 50 grs açúcar, a raspa de limão e o leite até se obter uma mistura fofa, volumosa e espessa. À parte, bati as claras em castelo e juntei o açúcar restante. Fui envolvendo as claras suavemente na gemada. Aos poucos fui adicionando a farinha peneirada, envolvendo-a com cuidado, até homogeneizar. A massa foi ao tabuleiro, espalhei-a com o auxílio da espátula, e foi ao forno quentinho por cerca de 15 minutos.

Para o segundo bolo, fiz da mesma maneira só que peneirei o chocolate juntamente com a farinha e o fermento.

Creme
O leite foi ao lume com o limão e a canela, até levantar fervura. À parte, bati o açúcar com as gemas, após o que juntei a farinha custard e voltei a mexer bem. Depois juntei o leite coado e em fio, mexendo sempre. Foi ao lume a engrossar.

Chantilly
Bati as natas em chantilly, após o que juntei o açúcar.

Coloquei o bolo de chocolate por baixo, barrei generosamente com chantilly, cobri com o bolo de limão e "tapei" com o creme amarelo.

Para enfeitar, pus coco nas laterais e missangas coloridas em cima. As letras escrevi com nutella, mas a minha caneta resolveu encravar com a espessura da nutella e a coisa não correu de feição.

Mas sabem que mais? Estava delicioso!!

Parabéns para mim! *.*


6 comentários:

  1. Muitos Parabéns!
    O bolo ficou lindo e certamente delicioso!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. os meus parabens que venhao mtos mais o teu bolo ficou mt bonito parabens bjs

    ResponderEliminar

  3. Oi eu sou John de Fooduel.com. É um site em que os usuários votar receitas
    1-10.

    Existe um ranking das melhores receitas e um perfil com suas receitas votaram. Cada receita tem um link para o blog que pertence a receita. Desta forma, você irá obter o tráfego para seu blog

    É fácil, rápido e divertido. As melhores receitas de Foto vai estar aqui.

    Convido-vos a entrar, adicionar o seu blog e enviar uma receita com uma bela foto.

    Gostaríamos muito que você participe com alguma receita como this.Look Amazing!

    Atenciosamente

    http://www.Fooduel.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Katy!
    Desde já os meus sinceros Parabéns pelo teu aniversário e pelo nascimento da filhota!
    Fico muito contente que tenhas gostado. Esta receita é a minha favorita para os bolos de aniversário, ficam sempre fofinhos.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Katy,
    Desculpa só agora ter visto, adorei o bolinho, kiss
    Susana

    ResponderEliminar

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!