sábado, janeiro 12, 2013

Tarte Flan




Esta receita "saltou-me" ao olho quando andava a desfolhar umas Teleculinárias mais antigas. Resolvi fazê-la porque me estava mesmo a apetecer qualquer coisa doce (Teleculinária Gold nº 81, Julho 2012).

Adaptei algumas coisas.

Ingredientes
* 1 base massa quebrada (pus massa folhada)
* 150 grs açúcar
* 135 grs farinha (pus maisena)
* 4 ovos
* 1 colher chá essência de baunilha (como não tinha, pus raspa de meio limão)
* 7 dl leite
* 30 grs margarina derretida

Liguei o forno a 180º e forrei uma base de tarteira com a massa. Piquei o fundo com o garfo e reservei.

Comecei por misturar a farinha com o açúcar, após o que juntei os ovos e bati muito bem; juntei a raspa do limão e depois, aos poucos, o leite. Por fim juntei a manteiga derretida e envolvi.

Foi ao forno por quase uma hora.

Ainda estava morninha quando a comemos, e reparei que formou duas camadas: a de cima, mais doce, e a debaixo, que parecia ser pouco mais do que a massa e tinha uma consistência gelatinosa. Comendo tudo junto, fica bom. Mas o meu pequeno atacou a camada superior e mandou-me a mim comer a inferior.

Seja como for, depois ao ver a foto da revista mais ao pormenor, reparei que na foto também formou duas camadas. Por isso, é capaz de ser mesmo assim e não ter sido azelhice minha.

2 comentários:

  1. Com ou sem duas camadas está bem tentadora...já ia uma fatia :)
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante do aspecto, deve ser mesmo boa!

    ResponderEliminar

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!