sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Favas À Moda da Eduarda



A Eduardinha é uma amiga minha do trabalho que mantém, independentemente do tempo ou dos problemas que tenha, um bom humor fantástico. Consegue-se falar com ela sobre tudo e é uma pessoa que muito aprecio.

Um dia em que nos reunimos para almoçar, na copa lá no trabalho, ela falou-me casualmente nas favas. Detesto favas, para mim mandar alguém à fava é um insulto do piorio, mas o meu maridinho adora. E como o meu homem adora, pedi-lhe a receita para lhe poder fazer a surpresa.

Digo-vos uma coisa. Continuo a não apreciar favas, mas descobri que desta forma consigo comer umas quantas. Ora vejam.

Ingredientes
* 1 cebola
* 3 dentes de alho + 3 dentes de alho
* Azeite a gosto
* 1 kg de favas
* 500 grs entrecosto partido aos bocados
* 1 boneca de cheiros (parte verde do alho francês/coentros/salsa/hortelã/folha de louro)
* 1 chouriço de carne
* 1 farinheira
* 1 chouriço mouro
* 1 colher de chá de açúcar amarelo
* Polpa de tomate
* Sal

Temperei o entrecosto com sal; comecei por saltear três dentes de alho em azeite numa frigideira e salteei levemente o entrecosto. Num tacho, fiz o refogado com a cebola partidas aos bocados, o alho restante e azeite. Juntei a polpa de tomate e mexi tudo muito bem. Juntei as favas congeladas e um niquinho de água e deixei cozer. Juntei-lhe o raminho de cheiros muito bem atado nesta altura e deixei cozer. A meio da cozedura juntei a carne com a respectiva gordura, e ainda os enchidos (que retirei depois de cozidos, parti aos bocadinhos e devolvi ao tacho). Rectifiquei de sal.

Quando as favas estavam quase prontas, polvilhei com uma colher de chá de açúcar amarelo e envolvi.

O maridinho adorou. Garanto que o sabor era bem melhor do que a foto que tive de tirar com a minha sucata de telemóvel.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!