domingo, maio 22, 2011

Bolo Borrachão


Ontem o meu amor fez anos. E queria um bolo diferente, pelo que tive de ir à procura em todos os meus apontamentos. E encontrei-o. Tirei daqui, e já estava em lista de espera há algum tempo. De ontem não passou e ficou maravilhoso!

Ingredientes
-> Bolo
* 4 ovos
* 200 grs açúcar
* 100 grs farinha
* 2 colheres de sopa de sumo de limão
* 2 colheres de chá de fermento
-> Calda
* 125 grs açúcar
* 2,5 dl de água
* 1 cálice de vinho do Porto (pus um cálice cheio e de tamanho generoso)
-> Chantilly
* 1 pacote de natas
* 8 colheres de sopa de açúcar
* Sumo de limão

Comecei por fazer o bolo: bati os ovos inteiros com o açúcar, juntei o sumo de limão e continuei a bater até aumentar o tamanho; depois envolvi a farinha e o fermento e continuei a bater. Foi ao forno por 25 minutos a 180º C em forma untada e polvilhada.

Enquanto o bolo cozia, fiz a calda: levei um púcaro ao lume com o açúcar e deixei ferver pelos três minutos recomendados, aos quais juntei depois o vinho do porto. Quando o bolo estava morno, mas ainda enformado, reguei-o o mais uniformemente possível e deixei arrefecer.

Fi-lo de véspera e no dia foi só bater as natas em chantilly, juntar o limão e o açúcar (exagerei no limão e por isso o chantilly ficou muito líquido e tive de pôr mais açúcar para compensar o sabor amargo, mas ficou uma maravilha na mesma).

Ficou delicioso!

E como o meu maridinho insistiu em ter uma vela por cada ano de vida... íamos cobrindo o bolo com uma camada de cera azul lol.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!