segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Bolo Aurora


Na minha família, há um livro que tem tradição. Tem peso. É tão antigo que na capa nem vem o ano nem a edição, e é preciso manuseá-lo com muito cuidado porque senão ficamos com uma folha nas mãos.

Este livro foi oferecido à minha avó pela minha bisavó (e sim, tive a grande honra de conhecer os meus bisavós), que anos mais tarde o ofereceu à minha mãe, que por sua vez mo ofereceu a mim. Não tenho a certeza que ele sobreviva a mais uma geração, mas vou tentar.

Eu costumava fazer este bolo numa forma de ir à chapa e ficava sempre bem. Desta vez fi-lo no forno e não sei porquê ele não cresceu muito. Mas o sabor estava lá todo!

Ingredientes
* 3 chávenas de açúcar
* 3 chávenas de farinha
* 1 chávena de manteiga
* 2 dl de leite
* 3 ovos
* 1 colher de chá de fermento
* 1 colher de chá de essência de limão (normalmente uso raspa de um limão, mas desta vez optei por essência de baunilha)

Mistura-se o açúcar com os ovos inteiros, adiciona-se a farinha, a manteiga derretida e o leite, mexe-se tudo muito bem, e por fim adiciona-se o fermento e a essência. Vai a cozer ao forno durante sensivelmente meia hora em forma untada e polvilhada de farinha.

Este bolo é uma verdadeira delícia e mesmo anão escorregou que foi uma beleza! Nem teve tempo de chegar ao dia seguinte lol.

3 comentários:

  1. UFA consegui.
    Tenho o livro "A mulher na sala e na cozinha" 16ª edição e o bolo aurora que no índice vem na pág 193, porém está na 194 mas grave grave é que não tem as quantidades dos ingredientes e finalmente consegui achá-las aqui. Lembro-me de fazer esse bolo há uns 20 anos atrás e era um espectáculo especialmente se ficasse um pouco cru pois adoro a massa ainda meio cozida.
    OBRIGADO!

    ResponderEliminar
  2. UFA consegui.
    Tenho o livro "A mulher na sala e na cozinha" 16ª edição e o bolo aurora que no índice vem na pág 193, porém está na 194 mas grave grave é que não tem as quantidades dos ingredientes e finalmente consegui achá-las aqui. Lembro-me de fazer esse bolo há uns 20 anos atrás e era um espectáculo especialmente se ficasse um pouco cru pois adoro a massa ainda meio cozida.
    OBRIGADO!

    ResponderEliminar
  3. O livro tem receitas espectaculares, mas normalmente só à segunda ou terceira tentativa é que acerto, exactamente porque é pouco explícito. Ou actualmente facilitam muito, ou antigamente nasciam ensinados :)

    Obrigado pela visita!

    ResponderEliminar

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!