segunda-feira, janeiro 03, 2011

Frango à parmegiana


Esta receita é deliciosa, e extremamente fácil de fazer. Embora habitualmente o frango à parmegiana seja feito com peitos de frango, eu pessoalmente acho que ficam muito secos e peço para o talhante cortar os peitos em bifes. Vem a dar no mesmo, mas acho que fica mais saboroso com os bifes porque são mais pequeninos e ganham sabor mais facilmente - sobretudo para mim, que tenho um bebé pequenino para cuidar, já chego muito tarde a casa e é tudo a despachar.

Ingredientes
* 4 peitos de frango (ou o mesmo cortado em bifes)
* Sal e alho em pó q.b.
* Queijo ralado
* Pão ralado
* Azeite
* 1 lata de tomate em conserva
* 1 cebola grande
* Queijo para gratinar
* 1 ovo

Tempero os bifes (ou os peitos, se ficar de véspera) com sal e alho em pó; misturo o pão ralado com o queijo ralado num prato, bato o ovo e mergulho os bifes no ovo e na mistura de pão com queijo; coloco azeite numa frigideira e ponho os bifes a fritar no azeite, mas muito pouco tempo, só para ganharem uma corzita dourada (não faz mal se ficar cru por dentro porque ainda vai ao forno).

É preciso ir reabastecendo a frigideira de azeite porque os bifes vão absorvendo. Escorre-se depois em papel absorvente.

Despeja-se o tomate para um tacho e leva-se ao lume juntamente com a cebola partida aos bocados; deixa-se cozer a cebola no sumo do tomate até ficar prestes a desfazer-se com o garfo; passa-se tudo pela varinha mágica de seguida.

Num tabuleiro largo, despeja-se o molho de tomate e põe-se os bifes já fritos no molho, polvilhando depois abundantemente com queijo para gratinar. Vai ao forno até o queijo estar derretido.

Habitualmente, acompanho este prato com batata frita e salada ou arroz porque o meu marido não gosta de massa, mas fica delicioso com um esparguete al dente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!