segunda-feira, janeiro 03, 2011

Brigadeiro


Quem não conhece o famoso brigadeiro? É responsável por muitos "alargares de cinto", sobretudo cá em casa, em que o meu marido adora tudo quanto diga respeito a chocolate e ainda mais ao brigadeiro.

Ora aqui vai a receita, que tirei da "Teleculinária". Digo-vos uma coisa, esta revista devia estar num pedestal. Tem receitas fantásticas!

Ingredientes
Massa
* 300 grs açúcar
* 250 grs farinha
* 150 grs chocolate culinária
* 6 ovos
* 1 dl de óleo
* 1 cs fermento
* 2 cs de água
* Manteiga para untar
* Farinha para polvilhar
Creme
* 1 lata de leite condensado
* 50 grs chocolate ralado
* 1 cs mel
* 1 cs manteiga
* chocolate granulado

Como já tinha feito a tarte, já tinha o forno bem quentinho; barrei a forma com a margarina e polvilhei com farinha - usei obviamente uma forma sem buraco mas com fundo amovível. Pus o chocolate com água numa tigela e derreti no microondas. Noutra tigela, misturei o açúcar com a farinha, o fermento, o óleo e as gemas e bati muito bem, até a massa borbulhar. Juntei depois o chocolate derretido e as claras em castelo, envolvi-as lentamente na massa e misturei tudo muito bem. Verti para a forma e levei ao forno durante 30 minutos e quando ficou pronto, desenformei e deixei arrefecer.

Comecei depois a fazer o creme. Juntei num tacho o leite condensado, o mel, a manteiga e o chocolate ralado, levei ao lume e mexi até engrossar e começar a descolar do tacho; reguei o bolo já frio com o creme e polvilhei com o chocolate granulado - mas como fui atender uma chamada, quando cheguei o creme já tinha arrefecido um pouco e o chocolate só aderiu em cima.

Ficou delicioso na mesma!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá! Obrigado por virem ao meu cantinho!

Beijinhos!